Objetivo do projeto resume-se em dar a oportunidade à população residente no Bairro de São Gonçalo, que evidencia limitações socioeconómicas e entre outras, interagir, através de espaços e atividades, com educação, história, ciência e cultura, pilares humanizantes essenciais para o desenvolvimento integro do cidadão.

O projeto consiste em 3 fases: A primeira fase: “Florescer” – Temática: Botânica; A segunda fase: “Semear e Colher – Saber Viver” – Temática: Agricultura Urbana; E por fim a terceira fase: “Há arte no Bairro!” – Temática: Artes (Artes Plásticas).

Cada fase visa sensibilizar a comunidade, proporcionar visitas a espaços de educação, de história, de ciência e de cultura, havendo assim a partilha de conhecimentos como também de experiências entre a população residente, especialistas nas áreas e ainda com a população exterior. Com a meta que desenvolvam as suas competências e habilidades nas respetivas áreas, que desenvolvam as suas relações familiares e comunitárias, como ainda e não menos importante que desenvolvam os seus valores pessoais.

Deste modo, transformarem-se em agentes de mudança no seu próprio contexto social através da: Renovação, revitalização e da mistificação do Conjunto Habitacional de São Gonçalo. Assim, sensibilizar e promover comportamentos responsáveis, solidários, críticos e criativos à comunidade, tendo em vista a promoção da inclusão e integração social.

Este projeto é dinamizado, entre outros, pela Técnica Bianca Camacho e pela voluntária Dra. Susana Fontinha.

Florescer

No início do ano 2020, iniciou-se, a fase “Florescer”, com a colaboração da voluntária, Susana Fontinha, através das visitas a jardins, com o objetivo de estimular junto das pessoas envolvidas, o interesse pela temática da botânica e visualizar o conteúdo de alguns jardins para depois replicar nos seus próprios jardins do Conjunto Habitacional de São Gonçalo.

Florescer CRIAMAR

O Florescer CRIAMAR, que consiste em transformar um espaço verde, foi uma estratégia encontrada para realizar paralelamente com o Projeto Bairro[com]Sentido, no sentido de incentivar, na população, a responsabilidade ambiental e social, através das crianças.

Objetivos:

– Despertar, nas crianças, o interesse pelo conhecimento das espécies que compõem seu ambiente cotidiano.

– Aprender a melhorar e a cuidar do meio ambiente.

– Conhecer e transmitir, à sua família, a importância de preservar a flora em todo o planeta.

Para o espaço verde designado por “FLORESCER CRIAMAR” foram doadas plantas pelo Jardim Botânico e posteriormente plantadas com ajuda das crianças e do jardineiro, dando um outro brilho aquele jardim que serve de entrada quer ao Conjunto Habitacional de São Gonçalo, como também ao Polo de Atividades de S. Gonçalo da CRIAMAR.

Numa ótica de educação ambiental, foi entregue à CRIAMAR e ao Conjunto Habitacional de São Gonçalo dois compostores pela ARM – Águas Residuais da Madeira, no âmbito do projeto “O Meu Composto”, de modo ajudar na produção de terra fértil para as zonas verdes do Bairro. Nessa entrega, foi feita ainda uma ação de sensibilização sobre compostagem doméstica aos moradores do Bairro.